CTG Guardiões da Fronteira - Tenente Portela/RS

Fundação: 8/07/2010

Patrão: Evandro de Borba

Capataz Geral: Rogério Mauro Cocenski

Patroa de Honra: Anaci Dalcin

 

LEMA:  Tanto a pé quanto a cavalo, de lança firme na mão, em defesa do Rio Grande e de nossa tradição

 

O primeiro Patrão foi Leo Fiorin Junior, que junto com todos os demais sócios, realizaram o primeiro Acampamento Farroupilha de Tenente Portela, na praça Brasília, que ocorreu entre os dias 12 e 20 de setembro.

Em 04 de junho de 2011, por motivos profissionais, o Patrão Leo Fiorin teve que ir residir em outra estância ficando assim nomeado o então capataz Alexandre Furini para conduzir a entidade até o final da gestão, tendo como capataz o senhor Evandro de Borba. A partir deste período o CTG construiu um galpão junto ao Posto do Elias, que serviu como sede para encontros e reuniões.

Em 29 de março de 2012 o patrão Alexandre Furini mudou-se de cidade, e quem assumiu a coordenação da entidade foi o Conselho de Vaqueanos, composto por Reimar Bock, Oracy Gomes dos Santos e Celito Furini, até que fosse realizada a assembleia eletiva para a nova patronagem.

Nos dias 21 e 22 de maio de 2012 aconteceu a primeira edição da Cavalgada da Integração, organizada pelo CTG Guardiões da Fronteira, com saída da Praça do Imigrante passando pelas comunidades de Nossa Senhora de Lurdes, Barra da Fortuna, Baixo Azul, Lajeados dos Machado, e no Distrito de São Pedro.

Em 26 de julho de 2012 assume a patronagem o patrão Rogério Mauro Cocenski, tendo como capataz Evandro de Borba.

No dia 20 de julho de 2013 foi realizado o 1º Fandango de Aniversário do CTG Guardiões da Fronteira, animação do grupo Os Mirins, o local foi o Clube Comercial.

No dia 08 de novembro de 2013 ocorreu o jantar dançante de apresentação das prendas e peões do CTG Guardiões da Fronteira, por ser o primeiro evento, e por ser uma entidade nova, não houve concurso ou processo de seleção, foi feito indicação por parte da patronagem e da coordenação artística, ficando assim definido:

Nos dias 08 e 09 de março de 2014 aconteceu a 1ª Cavalgada Feminina – Em defesa do Salto Yucumã, idealizada pelo CTG Guardiões da Fronteira e realizada em parceria com o CTG Veteranos da Tradição de Derrubadas, com o apoio das prefeituras dos dois municípios.

Em 07 de maio de 2014 foi eleito como novo patrão o senhor Tiago Sganderla, tendo como capataz José Szpanic, Patrão de Honra o senhor Oraci Gomes dos Santos. A posse foi no dia 14 de junho.

Em 2014 foi realizado o primeiro festival da canção durante o Acampamento Farroupilha, com intérpretes somente das escolas do município.

O primeiro jantar dançante de confraternização das invernadas artísticas ocorreu no dia 22 de novembro de 2014.

Em 2015 o festival da canção que ocorre dentro do Acampamento Farroupilha passa a ser denominado de “Grito Farroupilha – Festival da Canção Gaúcha”. E nesta segunda edição o festival passou a ter também a categoria livre.

Em 16 de maio de 2016 assume como patrão o Senhor Evandro de Borba, para mandato tampão até fevereiro de 2017, para então ajustar a eleição conforme defino o estatuto da entidade. O capataz ficou Rogério Mauro Cocenski, Patrão de Honra o senhor Celito Furini.

Em 14 de fevereiro de 2017 é eleita a nova patronagem do CTG Guardiões da Fronteira, para o biênio 2017/2019, sendo patrão Evandro de Borba e capataz Giordano Bruno Fornari, Patrão de Honra o senhor Celito Furini.

No dia 28 de outubro de 2017 o CTG Guardiões da Fronteira realizou o 1º Entrevero Artístico, evento que reuniu invernadas artísticas da região para apresentações e posterior aconteceu um fandango com o grupo Baile de Fronteira.

No dia 14 de fevereiro de 2019 é eleita a nova patronagem do CTG Guardiões da Fronteira, para o biênio 2019/2021.

Nas invernadas artísticas, atualmente participam mais de 80 integrantes, divididos em 4 categorias. Os ensaios ocorrem no Ginásio Municipal do Miraguai.